Pesquisa apresenta raio-x do mercado de Consultoria no Brasil.

Resultado da edição 2019 do Perfil das Empresas de Consultoria do Brasil acaba de ser divulgado

Dentre os dados, merece destaque a constatação de que o setor tem se firmado como um grande segmento de pequenos negócios.

As pequenas empresas (geralmente, exércitos de um homem só) respondem por 84% dos negócios na área. As gigantes são hoje apenas 1,8%.

Outro dado relevante apresentado pela pesquisa é o do otimismo.

A maior parte das empresas do setor esperar crescer ou pelo menos manter a estabilidade no faturamento.

Apenas 14,2% dos entrevistados disseram esperar uma queda em seus resultados.

Um negócio ainda dominado por homens

A edição 2019 da pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria do Brasil mostra também que o segmento ainda é majoritariamente masculino.

O estudo mostra que 63,4% dos consultores são homens e 36,6% são mulheres.

Escritório para quê?

Os consultores estão cada vez mais afastados dos escritórios próprios.

Segundo a pesquisa, a maioria trabalha no espaço dos próprios clientes (52,5%). Outros 22,9% atuam em home office ou co-workings. Apenas 24,6% mantém escritórios próprios.