Sugerir indicadores para avaliar a qualidade de vida no seu município.

Para iniciar o processo de planejamento, indicadores agregados (como o aplicativo @Cidades do IBGE) são pontos de partida.

Saber quantas pessoas residem no município, o gênero, tipo de infraestrutura, quantidade de empresas existentes é um parâmetro para desenhar as necessidades do local.

Outro bom indicador agregado é odo MTE, para avaliar a empregabilidade da cidade e avaliar quantas vagas existem.

Dependendo de onde se localiza o município buscaria dados agregados junto as empresas de estatística estatais (SEADE, etc.), como o foco aqui é qualidade de vida outro indicar seria o IDH municipal, e para avaliar a estrutura das escolas buscaria junto ao MEC dados da prova Brasil e demais indicadores educacionais e junto ao DataSUS veria os indicadores de atenção básica, junto a MJ buscaria os dados relativos a segurança pública.

Com base nestes dados tentaria um convênio junto aos órgãos estatísticos estaduais para estudar a questão do município (bolsões de pobreza, evasão escolar, subemprego, violência de gênero, discriminação, pessoas portadoras de necessidades especiais, etc.) para a criação de um painel mais focado no município e, assim, ser capaz de gerar indicadores sintéticos mais adequados as idiossincrasias da região.

Antes de finalizar este levantamento dos dados criaria uma força tarefa com representantes das secretarias de assistência social, educação, saúde, saneamento e, se existir, segurança pública, para coletar os dados que eles dispõem, suas dificuldades e projetos que tocam, para evitar sobreposição de ações e descontinuidade de projetos que estão obtendo resultados e assegurar a participação dos burocratas nas futuras ações para a melhoria do bem estar da população.