Pode parecer mentira, mas ter um alto faturamento mesmo com uma lista de poucos clientes é possível! Se você se encaixa nesse tipo de situação, pode ficar tranquilo, pois no artigo de hoje vai descobrir tudo sobre o assunto. Acompanhe!
Cada vez mais as pessoas têm saído de seus empregos estáveis e procurado empreender. Atualmente, existem negócios para todos os tipos de procura e, talvez, seja um pouco difícil se destacar no meio de tantos empreendimentos bacanas e inovadores.
A palavra-chave para ter uma empresa de sucesso é a fidelização. Sim, a fidelização! Quando ela está alinhada à força de vontade de fazer o negócio crescer, não importa se você tem um, dois ou dez clientes. Se você se dedica ao que faz, as chances de dar certo são muitas.
Mas, afinal, como ela pode me gerar um alto faturamento? Bom, quando o cliente tem uma experiência inesquecível em algum lugar, ele sempre acaba voltando a fazer negócios. Ou seja, passa a comprar sempre com você, e melhor do que isso, as chances de indicar para outras pessoas conhecerem é grande.
A técnica de fidelização é uma das principais estratégias — independentemente do segmento e tamanho da empresa — para que o alto faturamento seja possível.
Com fidelizar estamos querendo dizer que o cliente enxerga um valor importante no que você oferece, e passa a não consumir nada dos concorrentes. Consequentemente, a sua empresa começa a fazer parte do cotidiano da pessoa.
Para isso acontecer, você pode ter um diferencial no produto, serviço ou atendimento, por exemplo. Destaque-se em algo que considera ser o seu valor competitivo e veja como mesmo com poucos clientes, o seu negócio pode render muita lucratividade!
Além disso, algumas outras estratégias, quando bem alinhadas, podem fazer sua empresa lucrar mais. Conheça algumas abaixo:
Utilizar gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são armas psicológicas utilizadas em estratégias de marketing para despertar no consumidor a necessidade de ação de compra. Ou seja, algo que impacta a mente do receptor da mensagem e desperta a sua reação.
A ideia de escassez, por exemplo, é um gatilho mental. Você provavelmente deve ter escutado propagandas que falam “são os últimos do estoque”, não é mesmo?
Isso é a estratégia de escassez, bastante utilizada para instigar a percepção de raridade para um determinado produto ou serviço.
O consumidor, por sua vez, fica com medo de perder a oferta e acaba comprando, o que, consequentemente, passa a gerar um alto faturamento para a empresa.
Fazer networking
Ir a feiras e eventos de empreendedorismo é uma ótima estratégia para quem deseja ser visto e indicado. Quando você passa a frequentar esse tipo de lugar, começa a conhecer pessoas influentes e pode até mesmo conseguir parcerias de negócios ter mais lucratividade com elas.
Ter indicações
Se você tem uma boa relação com os seus clientes, nada melhor do que pedir uma ajuda em indicação. Quanto mais pessoas indicarem seu negócio para outras conhecerem, mais chances de conseguir aumentar a lucratividade você tem.
Aposte em parcerias inteligentes, como “indique alguém e ganhe um desconto”, por exemplo. Além disso, se tiver fornecedores, pode fazer com que eles te indiquem também.
Criar novas oportunidades
Estar presente nas mídias digitais é uma boa ideia também. Fazer estratégias de comunicação que envolvam segmentação de público e localização, por exemplo, pode impactar pessoas que possivelmente sejam o público-alvo do seu negócio e estejam interessadas em consumir seus serviços.
Incentivar a equipe de vendas
Como ter uma alta lucratividade com colaboradores desanimados? É preciso incentivar a equipe a gostar do que faz, mesmo que sua empresa seja só você, mantenha-se animado, confiante e positivo!
Estar disposto e ser atencioso na hora de receber ou conversar com seus clientes já é um passo importante.
Oferecer um bom atendimento
Não importa o tamanho do local onde sua empresa está instalada. O importante é oferecer uma boa experiência no ambiente em que escolheu trabalhar.
Vendedores desmotivados ou um lugar bagunçado desanimam os clientes logo de primeira impressão. Lembre-se sempre que a melhor propaganda é feita pelas pessoas satisfeitas.
Para Philip Kotler, escritor e professor universitário de Marketing, um cliente satisfeito conta para três pessoas sobre a experiência positiva com a sua empresa. Já um insatisfeito, relata para onze pessoas sua experiência negativa.
E ter uma fama como essa é definitivamente o que você não deseja, não é mesmo?
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INSTITUTO BRASILEIRO DE ASSESSORIA EM DESENVOLVIMENTO – IBADE