Por Que Se Tornar Uma Empresa Sustentável?

O surgimento do termo sustentabilidade aconteceu na década de 1970, a partir do conceito de ecodesenvolvimento, proposto na Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. 

Diante disso, mais tarde, surgiu a ideia de empresa sustentável. O que você entende por esse termo? Engana-se quem pensa que está limitado apenas às questões ambientais. Mais do que isso, abrange práticas operacionais e econômicas. 

Ser sustentável em ambientes corporativos significa que a empresa deve ter condições de se sustentar a longo prazo e estar envolvida em questões de cunho ambiental, econômico, operacional e mercadológico. 

Por que devo ser uma empresa sustentável?

Mais do que gerar lucros e empregos, uma empresa possibilita a movimentação da economia, oferece produtos e serviços e incentiva o crescimento do país. Por isso, ser classificada como uma empresa sustentável é importante para adotar atitudes e estratégias que melhorem os resultados gerados. 

A sustentabilidade nas organizações está enraizada em três pilares: econômico, social e ambiental. Um empreendimento que está atento aos impactos sociais, que estimula confiança, empatia e identificação do consumidor com suas crenças e valores, possibilita o aumento e fidelização de clientes.

Mas, como alinhar desenvolvimento econômico com práticas sustentáveis? É um questionamento e tanto. Afinal, como crescer sem se tornar o vilão do meio ambiente…

Como me tornar uma empresa sustentável?

De primeiro momento, esqueça das suas obrigatoriedades, como o fato de ter que cumprir leis e estratégias de marketing externo, por exemplo. Isso é importante, mas veja como complemento. 

Adote a sustentabilidade como uma nova oportunidade de negócio e veja como a prática se tornará a base de sua empresa! 

Algumas empresas pregam ser sustentáveis, mas não conseguem agir como tal. Se você deseja que o seu negócio seja reconhecido e tenha mais credibilidade por promover ações ambientais, existem algumas normas que podem te ajudar nisso.

A ISO 14001, por exemplo, é um Sistema de Gestão Ambiental aplicável a qualquer tipo de negócio. O objetivo é certificar as empresas que aderem às responsabilidades ambientais em processos internos, atrelado ao crescimento da organização.

Além de tudo isso, algumas pequenas atitudes internas podem ajudar. Olha só:

Cheque regularmente a infraestrutura

Realizar uma revisão regular nos espaços físicos da empresa já é um grande passo. Verifique as instalações elétricas, sistemas de ar-condicionado e a existência de possíveis vazamentos. 

Como complemento, não deixe de instalar lâmpadas de LED, pintar paredes com tinta branca — para refletir melhor a luz — e substituir eletrodomésticos antigos, pois gastam muito energia, além de instalar sensores de movimento para economizar eletricidade.

Adote documentação eletrônica

Para ter uma empresa sustentável é necessário agir de maneira consciente. Ao adotar um sistema de documentação eletrônica, como o Google Drive, por exemplo, o papel deixa de ser utilizado. Segurança e otimização de tempo são  somente algumas das vantagens que você terá com essa atitude!

Busque fornecedores sustentáveis

Toda a cadeia produtiva do seu negócio deve ser sustentável, sabia? Desde a compra de insumos até a maneira como o consumidor final irá adquirir os seus produtos ou serviços.

É importante procurar parcerias que também pratiquem a sustentabilidade. Como descobrir se o fornecedor se encaixa? Procure por aqueles que possuem certificações ambientais, como os de selo BREEAM, AQUA e PROCEL. 

Envolva toda a equipe

Não é uma missão somente dos líderes  construir uma empresa sustentável. É indispensável envolver todos os colaboradores no processo para, assim, promover a reeducação e engajamento em causas sociais. 

A partir do momento em que o mindset é desenvolvido com foco nisso e cada um se torna consciente do seu papel na sociedade e na criação de uma empresa sustentável, os benefícios para a organização, meio ambiente e sociedade começam a aparecer. 

Que desafios vou encontrar até me tornar uma?

Para Paul Polman, CEO da Unilever, e CB Bhattacharya, educador e consultor, existem seis desafios para se tornar uma empresa sustentável, são eles:

  1. deixar de ser só uma iniciativa de gestão interna — para aumento da lucratividade e valor de mercado — para focar na visão externa;
  2. olhar a cadeia de valor por completo, desde os impactos ambientais, como a emissão de gás carbono, uso de energia e água, até a distribuição ao consumidor final;
  3. tornar a sustentabilidade uma prioridade do Conselho;
  4. ganhar o apoio dos colaboradores menos envolvidos em causas ambientais;
  5. tornar a sustentabilidade parte da rotina diária de todos;
  6. proporcionar a colaboração, e não a competição.

Em sua empresa, você pode desenvolver atividades para diferentes áreas que envolvam a sustentabilidade, como por exemplo, a área de compras. Por que não fazer com que eles garantam a segurança na cadeia de fornecedores para a redução de desperdícios? Ou ainda, propor para a área de marketing desenvolver produtos e serviços mais sustentáveis?