A vida real nos tem dado vários exemplos de pessoas que, quase por acaso, acabaram fazendo fortunas invejáveis utilizando o poder da Internet
Ganhar dinheiro através da Internet não é novidade. Em todo o mundo existem milhões de pessoas que se dedicam exclusivamente a trabalhar através da web. Alguns deles são freelancers, outros são divulgadores de conteúdo, outros gestores de páginas nas redes sociais. No século XXI, o marketing digital e as formas de ganhar dinheiro de forma remota têm vindo a aumentar. Mas fazer milhões através da web continua sendo muito difícil se você não é um programador talentoso ou o criador de uma app revolucionária.
O sonho de fazer milhões de forma instantânea na Internet parece ser apenas isso mesmo, um sonho. A vida real, no entanto, nos tem dado vários exemplos de pessoas que, quase por acaso, acabaram fazendo fortunas invejáveis utilizando o poder da Internet. Vamos conhecer melhor 5 desses casos de sucesso.
Brad Colburn, o cara que se filmou jogando vídeo-games
Mais conhecido por seu nome de streamer TheRadBrad, o americano Brad Colburn foi uma das primeiras pessoas a se tornar milionário através da publicação de streams de vídeo-games na Internet. Inicialmente, ele pretendia apenas partilhar suas jogadas com a comunidade de fãs de games no YouTube. Mas desde cedo a popularidade de seus vídeos levou Colburn a perceber que este estava sentado numa mina de ouro. Publicando vídeos de forma regular desde 2010, TheRadBrad reuniu milhões de fãs em sua conta e popularizou os vídeos de walkthrough. Em vídeo-games, os walkthroughs são sessões completas que podem demorar horas e que mostram a campanha completa de um jogo, desde o primeiro nível até ao final. Actualmente, existem milhões ou mesmo biliões de vídeos de walkthrough no YouTube.
Jon Heywood, o cara que ganhou milhões num lance de sorte
Jogos de máquinas, também conhecidos como slot machines, são muito populares na Internet. Distribuídos por sites de casino online, estes podem ser facilmente jogados por qualquer pessoa e atraem milhões de jogadores. Muitas vezes, jogar em jogos de máquinas só serve para perder dinheiro. Mas no caso de Jon Heywood, serviu para mudar completamente de vida. Talvez por predestinação, ele colocou $100 num jogo de máquinas online chamado de Mega Moolah, e não queria nem acreditar quando viu que tinha ganho um prémio de mais de $17 milhões! O agora milionário Jon Heywood teve direito ainda a outra distinção: aparecer no livro dos recordes do Guinness, por ter sido o maior vencedor da história dos jogos de máquinas online.
Page Howe, o cara com visão que investiu em domains
No mundo da Internet, o domain é o nome associado a um site, também chamado de URL. Por exemplo, o domain da Google é google.com e pertence única e exclusivamente à empresa. Com o crescimento da web, os domains foram se tornando cada vez mais valiosos, ao ponto de consistirem em títulos de propriedade que podem ser mais valiosos do que uma casa ou um carro! O visionário Page Howe previu essa tendência em 2007, quando comprou dois dos domains mais promissores que se encontravam disponíveis: a página seniors.com e a página guy.com. Na verdade, Howe não queria criar conteúdo nesses domains, mas apenas vendê-los por uma boa maquia. Ele acabou fazendo quase $2 milhões com os dois domains.
Danilo Demétrio, o brasileiro que se tornou milionário jogando poker online
Tal como as máquinas de jogos, o mundo do poker online movimenta milhões todos os dias. No Brasil, jogadores experientes de poker utilizam sites de poker Portugal online e de outros países para jogar contra jogadores estrangeiros. Em 2019, o brasileiro Danilo Demétrio participou de um torneio online de poker e acabou ganhando uma fortuna de mais de $1 milhão. No mesmo ano, o também brasileiro Rafael Moraes repetiu o feito e levou para casa um saque também superior a $1 milhão. Da noite para o dia, Demétrio (que utiliza o nickname dans170) se tornou num milionário!
E.L. James, a fã que se tornou autora de sucesso
Talvez o caso de sucesso mais famoso de nossa lista. E.L. James é conhecida em todo o mundo por ser a autora do livro "As Cinquenta Sombras de Grey". Mas o que pouca gente sabe é que a carreira de E.L. James começou em fóruns da Internet, onde ela publicava junto de outros fãs histórias alternativas da saga adolescente de vampiros "Twilight". O que começou como uma fan story publicada de forma muito discreta junto de uma comunidade de fãs acabou por se tornar num fenômeno mundial cujo sucesso pode ser mesmo comparado ao de "Twilight".
E.L. James estava apenas passando seu tempo livre escrevendo histórias alternativas sobre suas personagens favoritas quando ela descobriu que existia muita gente interessada em ler suas histórias ousadas. A escritora Amanda Hocking teve um percurso semelhante, tendo começado sua carreira de escritora com a publicação de vários e-books online que acabaram se tornando em sucessos de venda nas prateleiras físicas de livrarias de todo o mundo.