Trem ultrarrápido que faz SP-Rio em 25 minutos pode chegar ao país em 2025

Presidente da Hyperloop TT, uma das empresas a desenvolver o projeto idealizado por Elon Musk, diz que Brasil deve estar na segunda leva de investimentos.

Uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro, pela ponte aérea, leva cerca de 50 minutos. De carro, não se faz em menos de cinco horas. Mas um novo meio de transporte, chamado Hyperloop, promete fazer o mesmo trajeto em menos de 25 minutos.

A tecnologia, criada pelo bilionário Elon Musk, fundador da fabricante de carros elétricos Tesla, está em fase de implementação em alguns países e, segundo o presidente da Hyperloop TT, uma das empresas que está desenvolvendo o projeto, pode chegar ao Brasil em 2025.

“O Brasil deve figurar na segunda leva de investimentos, prevista para daqui a cinco anos”, afirma Dirk Ahlborn, fundador e chairman da companhia, que virá ao Brasil, em março, para participar do CIO Lab, evento de tecnologia promovido pela Experience Club. As obras do primeiro empreendimento da Hyperloop TT começam este ano, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Neste momento, o executivo trabalha para viabilizar parcerias com a iniciativa privada e tornar realidade o projeto no país. Segundo Ahlborn, o mais provável é que o Hyperloop seja financiado por empresas, e não pelo governo.

A Hyperloop TT tentou iniciar conversas com governos estaduais, mas elas não avançaram. Ahlborn revela dificuldades em negociar com o governo de João Dória, em São Paulo.  Há dois anos, a companhia esteve próxima de construir um centro de inovação em Belo Horizonte, mas os planos naufragaram por falta de recursos públicos.

trem bala

Cápsula do Hyperloop, que viaja a mais de 1.000 km/h (Hyperloop Transportation Technologies/Divulgação)