Starcraft e os E-Sports na Coréia do Sul

Olhando para o mercado atual de games é fácil falar sobre e-sports, e o quanto de sucesso e dinheiro que a cena competitiva carrega mundialmente

Olhando para o mercado atual de games é fácil falar sobre e-sports, e o quanto de sucesso e dinheiro que a cena competitiva carrega mundialmente. O que a maioria não sabe é que há 20 anos atrás, o Starcraft foi o precursor de tudo isso, e começou lá na Coreia do Sul, o paraíso dos jogos eletrônicos.

Tigres Asiáticos x Lan Houses

No verão de 1997 uma alarmante crise econômica atingiu o sudeste asiático, sendo conhecida mundialmente como a crise dos tigres asiáticos. Com a Coreia do Sul em crise, as pessoas começaram a buscar formas mais baratas de entretenimento, e a principal delas foram os “PC Bang”, popularmente conhecidos como Lan Houses aqui no Brasil. O conceito das Lan Houses se espalhou por toda a Coréia do Sul, se tornando um estabelecimento de sucesso até os dias de hoje.

Starcraft x Lan Houses

Chegando em março de 1998, Starcraft é um game de estratégia em tempo real, desenvolvido pela Blizzard Entertainment. O jogo foi um sucesso mundial de vendas, especialmente na Coreia do Sul, onde bebeu direto da fonte das Lan Houses e se tornou extremamente popular. As PC Bang viviam lotadas de gente disputando partidas de Starcraft, e o jogo começou a ter visibilidade em outras mídias, como a televisão. Chegou um ponto que diversos campeonatos oficiais foram criados, alguns com premiações milionárias. No início dos anos 2000 as grandes competições eram disputadas em arenas gigantescas, e televisionadas para o país inteiro por mais de 3 canais de TV.

Boxer

Lim Yo-Hwan, usuário do nickname SlayerS_`BoxeR` é um dos jogadores mais conhecidos do cenário competitivo de Starcraft, começando a competir no Starcraft original, e migrando posteriormente para Starcraft 2. Boxer é conhecido como O Imperador, e tem um fã clube com mais de 1 milhão de pessoas. Conhecido por suas viradas históricas, Boxer é uma referência como profissional do mundo dos games.

Algumas realizações do Boxer:

  • Maior número de vitórias em partidas televisionadas (500)
  • Semi-finalista (4° lugar) no Starcraft 2 GSL Season 2 2010
  • Duas vezes campeão do World Cyber Games (2001, 2002 como gonia119_kr)
  • Primeiro jogador a conseguir 100 vitórias no Ongamenet Starleagues (OSL)
  • Primeiro jogador a vencer mais de um OSL (Hanbitsoft 2001, Coca Cola 2001), e o primeiro a vencer dois OSLs consecutivos
  • Primeiro e único jogador a chegar às finais do OSL três vezes consecutivas
  • Maior período como primeiro lugar no ranking da KeSPA (Korea e-Sports Players Association) (17 meses)
  • Recebia salários de mais de $300,000 dólares (por ano)
  • Venceu o primeiro KPGA Tour (hoje MBC Starleague)

KeSPA

No ano 2000, o ministro da cultura, esportes e turismo da Coréia do Sul montou a Associação Coreana de E-Sports, como forma de regulamentação e transformando os esportes eletrônicos em esportes oficiais do país. A KeSPA tinha autoridade comercial para negociar direitos de imagem dos torneios, transmissões pela TV, melhorar e regular as condições salariais dos jogadores profissionais, e claro, encorajar o mercado de games no país. Além do trabalho em Starcraft, a KeSPA formou parcerias com a Major League Game e com a Riot Games.

League of Legends

Chegando na Coréia do Sul em 2011, League of Legends representa o cenário atual de eSports no país. O primeiro torneio oficial aconteceu em março de 2012, e se chama “League of Legends Champions Korea”, ou LCK como é conhecido. Hoje o League of Legends é o game mais jogado na Coréia, ultrapassando até mesmo Starcraft, mas o lançamento da versão remasterizada de Starcraft renovou a quantidade de players.

Starcraft Remastered

Depois de alguns anos de trabalho em Starcraft 2, a Blizzard Entertainment resolveu resgatar o seu antecessor para os computadores modernos, com visuais repaginados e compatibilidade com resoluções Widescreen. Como efeito promocional, a Blizzard liberou Starcraft Remastered com 2 semanas de antecedência nos PC Bang da Coréia do Sul. Além disso aconteceu um mega evento de lançamento em Busã, convidando jogadores de várias gerações para um torneio de exibição. Esse evento teve mais de 500 mil espectadores online, e milhares de pessoas presenciaram ao vivo na arena montada em Busã. A remasterização foi um sucesso de crítica e público e várias novidades vêm sendo implementadas no jogo até hoje, como um novo sistema de ranqueamento.

Apostas Esportivas no esports

Para os mais experts nesta área, alguns costumam usar sites de apostas esportivas que estão em constante crescimento no país. Após a aprovação do governo brasileiro em 2018 pra a localização dos serviços em território nacional, alguns sites já se prontificaram trazendo patrocínio para divulgação e outros. A repercussão foi como o esperado e sites estão em contante crescimento, sendo um deles o SportingBet, por exemplo.

Os jogos da Coréia do Sul são palco mundial de apostas esportivas faz anos e Starcraft tem forte relação com isso. Desde o início de sua fama, há relatos de um crescimento nas apostas online, referentes ao jogo em si, o que foi constante até uns anos atrás.

eSports hoje

Hoje é muito fácil ver o sucesso do profissionalismo dos jogos eletrônicos, principalmente com o advento de Quake, Unreal Tournament, e é claro, Counter Strike no ocidente. Porém, sem o mercado sul coreano, e principalmente sem Starcraft, esse avanço seria muito mais lento e difícil de acontecer. Felizmente a história seguiu seu curso, e hoje os eSports tem papel fundamental no mercado de games.